
Devocional do dia
Palavras revigorantes
Na cozinha, minha filha exclamou: “Mãe, tem uma mosca no mel!”. Eu brinquei com um ditado familiar: “É mais fácil caçar moscas com mel do que com vinagre”. Embora tenha sido a primeira vez que peguei uma mosca no mel, lembrei-me de um provérbio, devido a sua sabedoria: palavras gentis têm mais chances de persuadir os outros do que uma atitude amarga.
O livro de Provérbios possui uma coleção de sábios ditados inspirados pelo Espírito de Deus. Essas palavras inspiradoras guiam e ensinam verdades importantes sobre como viver de maneira honrosa a Deus. Muitos dos provérbios se concentram nos relacionamentos entre pessoas, incluindo o efeito profundo de nossas palavras sobre os outros.
Nos provérbios atribuídos ao rei Salomão, ele advertiu contra o mal causado por falar falsamente contra o próximo (Provérbios 25:18). Ele aconselhou dizendo que “a língua que espalha boatos provoca a ira” (v.23). Salomão advertiu contra o efeito arrepiante do uso constante de palavras de reclamação (v.24). E o rei encorajou os leitores afirmando que a bênção vem quando nossas palavras trazem boas notícias (v.25).
Ao buscarmos aplicar essas verdades, temos o Espírito de Deus que nos ajuda a dar a “resposta certa” (16:1). Nossas palavras fortalecidas por Deus podem ser doces e revigorantes.
Boas notícias vindas de uma terra distante são como água fresca para o sedento. v.25• Reflita e ore comigo
Quando você viu o profundo efeito das palavras em ação? O Espírito Santo o orienta a falar palavras amáveis?
Pai celestial, ajuda-me a refletir a Tua compaixão em minhas interações usando palavras gentis.
Referência bíblica:
Provérbios 25:23-27Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4

