
Devocional do dia
Amigo de aluguel?
Para muitos mundo afora, a vida está ficando mais solitária. O número de americanos que não tem amigos quadruplicou desde 1990. Certos países europeus têm até 20% das pessoas se sentindo solitárias, enquanto no Japão, alguns idosos recorreram ao crime para ter companhia na cadeia.
Os empreendedores chegaram a uma “solução” para essa epidemia de solidão: amigo de aluguel. Contratados por hora, essas pessoas o encontrarão em um café para conversar ou para acompanhá-lo a uma festa. Perguntaram a uma dessas “amigas” sobre sua clientela: “São profissionais de 30 a 40 anos”, disse ela, “que trabalham muito e não têm tempo para fazer amigos”.
Em Eclesiastes 4, temos o relato de alguém solitário, sem “filho nem irmão”. Não há “fim” para a labuta desse trabalhador, no entanto, o sucesso não o satisfaz (Eclesiastes 4:8). “Para quem trabalho…?”, ele se questiona, reconhecendo que é melhor investir em relacionamentos, o que tornará a carga de trabalho mais leve e lhe trará ajuda nas dificuldades (vv.9-12). Afinal, o sucesso desprovido de compartilhamento não “faz sentido” (v.8).
Lemos que uma corda trançada com três fios não arrebenta facilmente nem é rapidamente tecida (v.12). Os verdadeiros amigos não podem ser alugados; invistamos o tempo necessário para formá-los, com Deus sendo o terceiro fio tecendo-nos firmemente juntos.
…Para quem trabalho? Por que deixo de aproveitar tantos prazeres?… v.8• Reflita e ore comigo
Você investe tempo em suas amizades? Quem pode ser seu amigo?
Pai, ajuda-me a ser um amigo bom e leal para os outros.
Palavras chave:
- Valor Da Amizade
- Eclesiastes4
- Relacionamentos Autênticos
- Amigo De Aluguel
- Solidão Global
Referência bíblica:
Eclesiastes 4:7-12Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4