
Devocional do dia
A anatomia da sabedoria
Muitos anos atrás, eu passava férias com meus filhos em Teresópolis, RJ. Estávamos junto a um córrego que vinha do alto da montanha e decidimos subir aquelas águas geladas. Em certo ponto, chegamos a uma tela que cercava o local. Não poderíamos ir adiante sob pena de prisão porque naquele local ocorria a captação da água que abastecia a cidade. Acessá-la era levar a possibilidade de contaminação.
Na cultura hebraica antiga, o coração estava ligado ao juízo, ou bom senso. Então, para eles alguém que “não tem coração” era o mesmo que ser uma pessoa tola. Não é por acaso que o autor de Provérbios diz que devemos guardar nosso coração acima de tudo (4:23).
Uma vez que todos nós, sem exceção, nascemos com o coração enganoso e perverso (Jeremias 17:9), o primeiro cuidado que devemos ter com ele é a certeza de que foi limpo pelo Senhor Jesus (Hebreus 9:14). Outra cautela é não nos deixar guiar pelo nosso entendimento, mas sermos orientados por Deus (Provérbios 3:5). Para isso, precisamos escrever a Palavra de Deus em nosso coração (7:2-3), decorá-la.
Com o que você tem nutrido seu coração: filmes, novelas, redes sociais etc.? Se for com essas coisas, ele permanece contaminado. Como aquele córrego, proteja seu coração, cercando-o com o temor de Deus, ou seja, levando o Senhor a sério.
Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida. v.23• Reflita e ore comigo
“Quem ama o coração puro e fala de modo agradável terá o rei como amigo” (Provérbios 22:11).
Deus, ajuda-me a proteger o meu coração da influência do mal, escondendo-o em ti.
Referência bíblica:
Provérbios 4:20-27Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4