
Devocional do dia
O amor nos controla
A maioria dos rapazes samoanos ganha uma tatuagem como sinal de sua responsabilidade com seu povo. Assim, os jogadores de rúgbi de Samoa têm seus braços repletos de tatuagens. Numa viagem ao Japão, onde as tatuagens podem ter conotações negativas, eles perceberam a inconveniência aos anfitriões. Os samoanos cobriram-se com mangas da cor da pele. “Nós os respeitamos,” disse o capitão do time.
Nessa época em que se enfatiza o individualismo, é bom nos restringirmos, como Paulo descreveu em Romanos. Ele afirma que o amor às vezes requer que renunciemos nossos direitos pelo dos outros. Em vez de testar nossa liberdade até o limite, muitas vezes o amor nos freia. O apóstolo explicou que alguns na igreja acreditavam ser livres para “comer qualquer coisa”, mas outros “somente legumes e verduras” (14:2). Isso pode parecer insignificante, pois naquele tempo a adesão às leis dietéticas do Antigo Testamento era controversa. Paulo instruiu: “…deixemos de julgar uns aos outros…” (v.13), antes de concluir àqueles que comiam livremente: “É melhor deixar de […] fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a tropeçar” (v.21).
Por vezes, amar o outro significa limitar as nossas liberdades. Nem sempre devemos usufruir dessa liberdade, pois o amor nos controla.
É melhor deixar […] de fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a tropeçar. v.21• Reflita e ore comigo
Você já viu alguém limitar sua liberdade em favor de outros cristãos? Como foi? Qual a dificuldade nas situações em que o amor nos controla?
Deus, ajuda-me a encorajar outros a experimentarem a liberdade e ensina-me a utilizar a minha.
Referência bíblica:
Romanos 14:1-13Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4