
Devocional do dia
Em busca da verdade
Certa igreja estava dividida. “Por qual motivo?”, perguntei, e me responderam: “Se a Terra é plana”. Meses depois, vi uma reportagem sobre um homem armado que invadiu um restaurante para resgatar crianças que estariam sofrendo abusos na sala dos fundos. Sequer havia sala nos fundos do local, e o homem foi preso. Nos dois casos, as pessoas agiram a partir de teorias conspiratórias tiradas da internet.
Os cristãos devem ser bons cidadãos (Romanos 13:1-7) e, como tais, não espalhar informações falsas. Nos dias de Lucas, muito se dizia sobre Jesus (Lucas 1:1), e algumas falsidades. Lucas não replicou tudo o que escutava, mas agiu como um jornalista investigativo, conversando com testemunhas oculares (v.2), pesquisando “tudo detalhadamente desde o início” (v.3) e escrevendo seus achados num evangelho repleto de nomes, citações e fatos históricos baseados em informações de primeira mão, não em alegações incertas.
Façamos o mesmo! Informação falsa é algo que divide comunidades e ameaça vidas; portanto, verificar os fatos é um ato de amor ao próximo (Lucas 10:27). Ao nos depararmos com uma história sensacional, verifiquemos as alegações com especialistas qualificados e confiáveis, buscando a verdade (sem espalhar o erro). Isso traz credibilidade ao evangelho. Afinal, adoramos aquele que é cheio de verdade (João 1:14).
Depois de investigar tudo detalhadamente […], também decidi escrever-lhe um relato preciso… v.3• Reflita e ore comigo
Como você pode agir pela verdade e combater boatos e falsidades?
Pai, ajuda-me a discernir entre a verdade e a mentira, sob a orientação do Teu Espírito.
Palavras chave:
- Credibilidade Do Evangelho
- Amor Ao Próximo
- Verificação Dos Fatos
- Informação Falsa
- Teorias Conspiratórias
Referência bíblica:
Lucas 1:1-4Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4