
Devocional do dia
Era incomum
Apesar de viver grande parte de sua vida como pagão, o imperador romano Constantino ( 272-337 d.C.) implementou reformas que impediram a perseguição dos cristãos. Instituiu também o calendário que usamos, dividindo a história em a.C. (antes de Cristo) e A.D. (no ano do Senhor). Um movimento para secularizar este sistema mudou os rótulos para EC (Era Comum) e AEC (antes da Era Comum).
Algumas pessoas apontam isso como um exemplo da tentativa mundana de excluir Deus. Mas Deus não foi a lugar algum. Independentemente do nome, nosso calendário ainda se organiza a partir da vida de Jesus na Terra.
Na Bíblia, o livro de Ester é incomum, pois não contém nenhuma menção específica a Deus. No entanto, a história que ele conta é uma libertação vinda de Deus. Banidos de sua pátria, o povo judeu vivia em um país indiferente a Deus. Um influente funcionário do governo queria exterminá-los (Ester 3:8-9,12-14). No entanto, por intermédio da rainha Ester e de seu primo Mardoqueu, Deus libertou o Seu povo, fato ainda hoje celebrado no feriado judaico de Purim (9:20-32).
Não importa como o mundo opte por responder a Deus hoje, Jesus mudou tudo ao nos apresentar a uma época incomum — repleta da verdadeira esperança e promessa. Precisamos apenas olhar à nossa volta e o veremos.
Os judeus aceitaram a orientação de Mardoqueu e adotaram esse costume anual. v.23• Reflita e ore comigo
De que maneira você reage a casos em que parece que Deus está sendo “banido”? Como você o vê hoje?
Amado Deus e Pai, obrigado pela vinda do Teu Filho Jesus à Terra. Ele transformou a história.
Palavras chave:
- Esperança
- Bíblia
- Secularização
- Calendário
- Constantino
Referência bíblica:
Ester 9:20-23,29-32Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4