Devocional • 10 de julho
Cuidando um do outro
José, 77, era professor-substituto e já vivia em seu carro por oito anos. Todos as noites, esse homem idoso se alojava em seu carro e monitorava cuidadosamente a bateria do carro enquanto recarregava o seu computador para dar suas aulas no período noturno. José enviava o dinheiro destinado ao aluguel aos familiares no México que precisavam mais. Todas as manhãs, um ex-aluno o via vasculhando o porta-malas. “Senti que devia fazer algo”, disse o homem. Ele iniciou uma coleta de fundos, e semanas depois entregou a José um cheque para ajudá-lo a pagar um lugar para morar.
As Escrituras nos instruem a cuidar uns dos outros, mas às vezes é difícil ver além de nossas preocupações. O profeta Zacarias repreendeu Israel que, em vez de adorar a Deus ou servir aos outros, festejava para agradar a eles mesmos (Zacarias 7:6). Eles ignoravam a necessidade do seu próximo. Zacarias entregou-lhes, com clareza, as instruções de Deus: eles deviam demonstrar “compaixão e bondade uns pelos outros [e] não oprimir as viúvas, nem os órfãos, nem os estrangeiros, nem os pobres” (vv.9-10).
Embora seja fácil sermos consumidos por nossas necessidades, a fidelidade exige que atendamos às necessidades dos outros. Na economia divina, há muito para todos. Deus, em Sua misericórdia, escolhe nos usar para dar um pouco disso aos outros.
• Reflita e ore comigo
Em que situação você se percebe consumido por suas próprias preocupações?
Deus, por favor, concede-me uma visão mais ampla, para cuidar daqueles que me cercam.
4Em resposta, o SENHOR dos Exércitos me deu esta mensagem:
5“Diga a todo o seu povo e a seus sacerdotes: ‘Durante estes setenta anos de exílio, vocês jejuaram e lamentaram no quinto e no sétimo mês, mas foi, de fato, para mim que jejuaram?
6E, mesmo agora, não comem e bebem apenas para agradar a si mesmos?
7Não é esta a mesma mensagem que o SENHOR proclamou por meio dos profetas no passado, quando Jerusalém e as cidades de Judá estavam cheias de gente, e quando havia muitos habitantes no Neguebe e nas colinas de Judá?’”.
8Então Zacarias recebeu esta mensagem do SENHOR:
9“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Julguem com justiça e mostrem compaixão e bondade uns pelos outros.
1Não oprimam as viúvas, nem os órfãos, nem os estrangeiros, nem os pobres. E não tramem o mal uns contra os outros.
Use os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.
Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4