
Devocional do dia
Amigos e inimigos
O erudito Kenneth E. Bailey narrou sobre o líder de uma nação africana que aprendera a manter uma postura incomum na comunidade internacional e estabelecera uma boa relação com Israel e com as nações ao seu redor. Ao lhe perguntarem como ele mantinha esse equilíbrio tão frágil, respondeu: “Escolhemos os nossos amigos. Não encorajamos nossos amigos a escolher os nossos inimigos [para nós]”.
Isso é sábio — e realmente prático. Aquele país africano foi um modelo internacional do que o apóstolo Paulo encorajou seus leitores a fazer em nível pessoal. Em meio a uma longa descrição das características de uma vida transformada por Cristo, ele escreveu: “No que depender de vocês, vivam em paz com todos” (Romanos 12:18). Ele continua reforçando a importância de nossas relações com os outros, lembrando-nos de que até a maneira como tratamos os nossos inimigos (vv.20-21) reflete a nossa confiança e dependência de Deus e do Seu verdadeiro cuidado.
Viver em paz com todos nem sempre pode ser possível (afinal, Paulo diz “no que depender”). Mas nossa responsabilidade como cristãos é permitir que “a sabedoria que vem do alto” guie a nossa vida (Tiago 3:17-18) para que lidemos com os que nos cercam como promotores da paz (Mateus 5:9). Que melhor maneira poderia haver para honrar o Príncipe da Paz?
No que depender de vocês, vivam em paz com todos. v.18• Reflita e ore comigo
Qual é a sua luta para viver em paz? Como um pacificador intencional pode agir com graça?
Amoroso Pai, eu era Teu inimigo e Tu me chamaste de amigo. Desejo mostrar a mesma graça aos outros.
Palavras chave:
- promotores_da_paz
- vida_crista
- sabedoria_divina
- relacoes_pacificas
- amizades_sabias
Referência bíblica:
Romanos 12:17-21Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4