Devocional do dia
Ouvi os sinos
O hino Ouvi os sinos do Natal é uma canção natalina incomum e baseia-se no poema escrito por Henry Wadsworth Longfellow em 1863. Em vez da esperada alegria e júbilo, a letra da terceira estrofe é um lamento: “Angustiado me prostrei / pois paz na terra não achei / só desamor e ódio e dor / pois entre os homens não há paz”. Este lamento, contudo, move-se em direção à esperança, reassegurando-nos de que, “Mais forte o sino então soou / dizendo: Deus não nos deixou. / Vencendo o mal, ele, ao final/ fará que os homens tenham paz” (HM 125).
O padrão de esperança que surge do lamento também é encontrado nos salmos bíblicos de lamentação. Por exemplo, o Salmo 43 começa com o salmista clamando sobre os inimigos que o atacam (v.1) e ao seu Deus que parece tê-lo esquecido (v.2). Mas o cantor não permanece lamentando — ele olha para Deus a quem ele não entende completamente, mas em quem confia, cantando: “Por que você está tão abatida, ó minha alma? […] Espere em Deus. Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus” (v.5).
A vida é cheia de razões para lamentar, e todos nós as experimentamos regularmente. Mas, se permitirmos que esse lamento nos leve ao Deus da esperança, podemos cantar alegremente — mesmo entre lágrimas.
Por que você está tão abatida, ó minha alma? […] Espere em Deus… v.5• Reflita e ore comigo
Que preocupações você vivencia neste momento? Com base nas Escrituras, de que maneira Deus pode lhe oferecer esperança neste momento de sua vida?
Clamo a ti, Pai, enquanto carrego os fardos da vida. Lembra-me de que minha ajuda vem de ti. Outros estudos sobre a alegria em meio às tribulações, acesse: universidadecrista.org
Palavras chave:
- Deus
- Paz
- Esperança
- Lamento
- Natal
Referência bíblica:
Salmo 43Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.
Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4