A história de uma baleia
2024

Devocional do dia

A história de uma baleia

00:00
00:00

Miguel mergulhara à procura de lagostas quando uma baleia jubarte o agarrou com a boca. Ficou na escuridão enquanto os músculos da baleia se apertavam contra ele e pensou que estava acabado. Mas elas não apreciam os humanos, e depois de 30 segundos Miguel foi cuspido no ar. Ele não tinha nenhum osso quebrado, apenas ferimentos e uma bela história de baleia.

Ele não foi o primeiro; Jonas foi engolido por “um grande peixe” (Jonas 1:17) e ficou em sua barriga três dias antes de ser vomitado em terra (1:17;2:10). Miguel foi pego por acidente, mas Jonas foi engolido por odiar os inimigos de Israel e não querer que eles se arrependessem. Quando Deus disse a Jonas para pregar em Nínive, ele foi de barco para o lado oposto que devia seguir. Então Deus enviou um grande peixe como uma baleia para chamar a atenção de Jonas.

Eu compreendo por que Jonas odiava os assírios. Eles tinham atacado Israel no passado, e em 50 anos tinham levado as tribos do Norte para o cativeiro, onde desapareceriam para sempre. Jonas ficou compreensivelmente ofendido pelo fato de a Assíria poder ser perdoada.

Jonas era mais leal ao povo de Deus do que ao Deus de todos os povos. O Senhor amava os inimigos de Israel e queria salvá-los. Ele ama os nossos inimigos e os quer salvar. Com o vento do Espírito nos guiando, sigamos em direção a eles com a boa-nova de Jesus.

Então o Senhor ordenou que o peixe vomitasse Jonas na praia. v.10

• Reflita e ore comigo

Quem ao seu redor precisa seguir a Jesus?

Jesus, por favor, mostra-me como amar meus inimigos como Tu os ama.

Por: Mike Wittmer

Palavras chave:

  • Salvação
  • Inimigos
  • Israel
  • Jonas
  • Baleia

Referência bíblica:

Jonas 2:1-10Ler na bíblia online
Como você está se sentindo depois dessa leitura?
BíBLIA EM UM ANO

Use os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Bíblia em um ano

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.

Lucas 1:4

Confira os últimos devocionais