
Devocional do dia
Solitude, sim; solidão, não
Experimente solitude, mas evite a solidão. Esses termos não são sinônimos. Solidão envolve dor e tristeza, podemos estar cercados por pessoas e sentir solidão porque não existe conexão com ninguém. Solitude é um estado de isolamento voluntário e positivo. Paul Tilich, teólogo alemão, define solitude como a glória e a felicidade de estar sozinho. Ao praticar a solitude entramos em contato com nosso mundo interior e colocamos os pensamentos e emoções em ordem. É isto que significa o tempo a sós com Deus: nos relacionamos com o Pai celestial e estamos em contato conosco.
No entanto, Deus nos criou com a necessidade de se relacionar. No Éden, não havia inicialmente um ser igual a Adão, e ele experimenta a solidão existencial. Deus afirmou não ser bom que Adão estivesse só, e essa é a única vez que Ele diz que algo não está bom. Alguns experimentam traumas em seus relacionamentos e se revestem de armaduras que impedem relacionamentos significativos; até mesmo no casamento. Catito e Maldonado dizem: “Somos seres essencialmente relacionais e nos sentimos plenos a partir de relacionamentos significativos” (Acontece nas melhores famílias, Ultimato, 2017).
Deus conhece as nossas carências. Conectemo-nos com Ele, conosco mesmos, e saiamos da superficialidade nos relacionamentos interpessoais. Isso demandará tempo e esforço, mas vale a pena.
O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete. v.18• Reflita e ore comigo
Precisamos de momentos de solitude. Permaneçamos na presença de Deus.
Senhor, somos-te gratos, pois Teus olhos estão sobre os que te buscam, e Teus ouvidos atentos às nossas petições.
Palavras chave:
- Conexão Com Deus
- Introspecção
- Relacionamentos Significativos
- Solidão
- Solitude
Referência bíblica:
Gênesis 2:1-20Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4