
Devocional do dia
Fio curto demais para usar
A frugalidade da tia Margarete era lendária. Depois que faleceu, suas sobrinhas começaram a separar os pertences dela. Dentro de um pequeno saco plástico, descobriram vários pequenos pedaços de fios. O rótulo dizia: “Fio curto demais para usar”. O que levaria alguém a manter e categorizar algo que soubesse ser inútil? Talvez essa pessoa tivesse experimentado privação extrema.
Quando os israelitas fugiram da escravidão no Egito, deixaram atrás de si uma vida difícil. Mas logo esqueceram-se da mão milagrosa de Deus e começaram a reclamar da falta de comida. Deus queria que confiassem nele e lhes forneceu o maná no deserto, dizendo a Moisés: “Diariamente o povo sairá e recolherá a quantidade de alimento que precisar para aquele dia” (Êxodo 16:4). Deus também os instruiu a reunir o dobro no sexto dia, porque no sábado não viria maná do céu (vv.5,25). Alguns dos israelitas deram ouvidos. Outros não, com resultados previsíveis (vv.27-28).
Em tempos de abundância ou de desespero, é tentador querer se agarrar a um esforço desesperado por controle. Não há necessidade de tomar tudo em nossas próprias mãos. Não há necessidade de “guardar restos de fios” — ou acumular qualquer coisa. Nossa fé está em Deus, que prometeu “Não o deixarei; jamais o abandonarei” (Hebreus 13:5).
…farei chover comida do céu para vocês. v.4• Reflita e ore comigo
Ao que você se apega? De que maneira Deus lhe mostrou a Sua fidelidade?
Pai, ajuda-me a aceitar a Tua palavra e confiar em ti em todos os momentos.
Palavras chave:
- Fé E Controle
- Acumulação
- Providência Divina
- Confiança Em Deus
- Frugalidade
Referência bíblica:
Êxodo 16:21-30Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4