Não guarde rancor
2024

Devocional do dia

Não guarde rancor

00:00
00:00

Durante um evento promocional, em 2011, dois ex-jogadores já idosos brigaram fisicamente no palco durante a comemoração. Eles tinham uma rixa desde um jogo controverso realizado décadas antes. Depois que um deles derrubou o outro do palco, a multidão gritou: “acabe com ele!” e lhe diziam para “moê-lo”.

A Bíblia contém muitos exemplos de pessoas “acabando com o outro”. Caim guardava rancor de seu irmão Abel porque Deus preferiu a oferta de Abel à sua (Gênesis 4:4-5). Esse rancor era tão intenso que acabou levando-o a assassinar seu próprio irmão: “Caim atacou seu irmão Abel e o matou” (v.8). “Esaú passou a odiar Jacó” porque Jacó lhe roubou o direito de primogenitura que lhe pertencia (27:41). Esse ódio era tão intenso que fez Jacó fugir amedrontado para escapar do irmão.

A Bíblia nos dá vários exemplos de pessoas que guardavam rancor. Seu texto também nos instrui sobre como “atacar o mal” — como buscar perdão e reconciliação. Deus nos chama para amar aos outros (Levítico 19:18), orar e perdoar aqueles que nos insultam e nos ferem (Mateus 5:43-47), viver pacificamente com todas as pessoas, deixar a vingança a Deus e vencer o mal praticando o bem (Romanos 12:18-21). Pelo Seu poder, podemos “atacar o mal” hoje.

Não procurem se vingar nem guardem rancor […] ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor. v.18

• Reflita e ore comigo

Por que é tão importante que não guardemos rancor? Nesta semana, qual atitude você deverá tomar para restaurar um relacionamento destruído ou danificado?

Jesus, obrigado por poder perdoar os outros porque Tu me perdoaste.

Por: Marvin Williams

Referência bíblica:

Romanos 12:12-21Ler na bíblia online
Como você está se sentindo depois dessa leitura?
BíBLIA EM UM ANO

Use os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Bíblia em um ano

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.

Lucas 1:4

Confira os últimos devocionais