
Devocional do dia
Perceber uma necessidade
Nos últimos dias da vida de meu pai, Raquel, uma das enfermeiras, perguntou-me se ela poderia barbeá-lo. Ela passava gentilmente a lâmina pelo rosto dele e me explicou: “Homens da geração de seu pai gostam de estar todos os dias com a barba benfeita”. Raquel viu uma necessidade e agiu instintivamente para demonstrar gentileza, dignidade e respeito a outra pessoa. Seu cuidado atencioso me lembrou de minha amiga Julie que pinta as unhas de sua mãe idosa porque é importante para ela “sentir-se linda”.
Lemos no Livro de Atos sobre uma discípula chamada Tabita (ou Dorcas) que demonstrava bondade ao costurar roupas para os pobres (9:36,39). Quando ela morreu, sua casa ficou repleta de amigos que choravam enlutados por aquela mulher bondosa que amava ajudar os outros.
Mas a história de Tabita não termina assim. Quando Pedro foi levado até onde seu corpo jazia, ele se ajoelhou e orou. Pelo poder de Deus, ele a chamou pelo nome, dizendo “Tabita, levante-se” (v.40). Surpreendentemente, ela abriu seus olhos e ficou de pé. Quando seus amigos perceberam que ela estava viva, a notícia se espalhou rapidamente e naquela cidade “muitos creram no Senhor” (v.42).
Como Tabita (Dorcas) passou o próximo dia de sua vida? Provavelmente da mesma forma como antes: percebendo e cuidando das necessidades das pessoas.
[As viúvas] choravam e lhe mostravam os vestidos e outras roupas que Dorcas havia feito… v.39• Reflita e ore comigo
Você busca auxiliar o próximo? É possível ser mais atento à necessidade alheia?
Pai, abre os meus olhos para ver a necessidade do meu próximo e meu coração para demonstrar o Teu amor.
Referência bíblica:
Atos 9:36-42Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4