
Devocional do dia
Propósito no sofrimento
“Então, você disse que posso não ser culpada”. Eu tinha sido o orador convidado em sua igreja e falávamos sobre o que eu havia exposto naquela manhã. As palavras dessa mulher me surpreenderam. E completou: “Tenho uma doença crônica e orei, jejuei, confessei meus pecados e fiz tudo o que me disseram para ser curada. Mas ainda estou doente, então pensei que a culpa fosse minha”.
Fiquei triste com o que ouvi. Ela tinha recebido uma “fórmula” espiritual para resolver seu problema e culpou-se quando isso não funcionou. Pior ainda, essa abordagem estereotipada do sofrimento foi refutada gerações atrás.
Simplificando, essa fórmula antiga diz que, se há sofrimento, há pecado. Quando Jó perdeu tragicamente o seu gado, filhos e saúde, seus amigos a usaram: “Acaso os inocentes morrem? (Jó 4:7)”. Elifaz questionou, suspeitando da culpa de Jó. Bildade disse a Jó que seus filhos morreram porque pecaram (8:4). Ignorando a verdadeira causa do sofrimento de Jó (1:6–2:10), eles o atormentaram com razões simplistas para sua dor. Mais tarde, receberam a repreensão de Deus (42:7).
O sofrimento faz parte da vida num mundo caído. Como o foi para Jó, pode acontecer por motivos que talvez nunca saibamos. Mas Deus tem um propósito que vai além da nossa dor. Não desanime por causa de fórmulas simplistas.
…Estou muito irado com você e com seus dois amigos […] não falaram o que é certo a meu respeito… v.7• Reflita e ore comigo
Como a fórmula “sofrimento = pecado” é usada hoje? Por que ela ainda é tão prevalente?
Médico dos médicos, em tempos de sofrimento, concede-me palavras que tragam cura, não dor.
Referência bíblica:
Jó 42:1-9Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4