Devocional do dia
Entre irmãos
Carina me pediu para conversarmos em particular, e percebi que ela havia chorado. Ela era uma de nossas líderes, tinha 42 anos e queria se casar. Seu chefe, que já era casado, estava interessado nela. Tendo sofrido com um irmão cruelmente sarcástico e um pai não afetuoso, Carina, ainda jovem, descobriu sua vulnerabilidade aos avanços masculinos. Com fé renovada, ela conseguiu estabelecer novos limites saudáveis, mas o anseio permanecia em seu coração. A provocação de um amor inviável a atormentava. Conversamos e, numa oração franca e convicta, Carina confessou sua tentação, reconheceu que seu chefe não era uma opção, confiou seus anseios a Deus e saiu muito mais leve.
Naquele dia, entendi o genial conselho de Paulo: que nos tratemos mutuamente como irmãos e irmãs na fé (1 Timóteo 5:1-2). Como vemos as pessoas determina nossa interação com elas; num mundo pronto a objetificar e sexualizar, ver os do sexo oposto como família nos ajuda a tratá-los com o cuidado apropriado. Entre irmãos, não deve haver espaço para abuso ou sedução.
Por conhecer apenas homens que a diminuíram, usaram ou ignoraram, Carina precisava de alguém com quem ela pudesse falar de irmã para irmão. A beleza do evangelho é que ele nos concede novos irmãos e irmãs que nos ajudam a enfrentar os problemas da vida.
…aconselhe-os […] Trate as mulheres […] com toda pureza, como se fossem suas irmãs. vv.1-2• Reflita e ore comigo
Ver os outros como irmãos ou irmãs colabora para tratá-los “com toda a pureza”?
Amado Pai, ajuda-me a tratar os outros com respeito e pureza.
Palavras chave:
- Tratamento Mutuo
- Amor Inviável
- Limites Saúde
- Fé Renovada
- Relacionamento
Referência bíblica:
1 Timóteo 5:1-2Ler na bíblia onlineUse os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.
Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
Lucas 1:4