Advertências
2024

Devocional do dia

Advertências

00:00
00:00

Você já viu pessoalmente uma cascavel? Se sim, você deve ter notado que o som do guizo parecia ficar mais intenso à medida que você se aproximava da víbora. As pesquisas científicas revelam que as cobras aumentam o som dos chocalhos quando uma ameaça se aproxima. Este “modo de alta frequência” pode nos fazer crer que elas estão mais próximas do que realmente estão. Como disse um pesquisador: “A interpretação errônea da distância pelo ouvinte cria uma margem de segurança entre ambos”.

Durante um conflito, as pessoas afastam o outro quando aumentam o volume da fala com palavras duras, raiva e gritos. O autor de Provérbios compartilha alguns conselhos sábios para momentos como estes: “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira” (15:1). Ele continua dizendo que palavras “suaves” e sábias “são árvore de vida” e uma fonte de “conhecimento” (vv.4,7).

Jesus ensinou os principais motivos para que sejamos gentis com quem entramos em conflito: estender o amor que revela que somos Seus filhos (Mateus 5:43-45) e buscar a reconciliação (18:15). Em vez de levantar a nossa voz ou usar palavras indelicadas durante os conflitos, que mostremos civilidade, sabedoria e amor aos outros como o Espírito de Deus nos orienta.

A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira. v.1

• Reflita e ore comigo

Por que é difícil ser gentil e amoroso durante um conflito? Você permite que o Espírito Santo o ajude a escolher suas palavras e ações?

Pai celestial, ajuda-me a abordar amorosamente as questões com aqueles de quem discordo.

Por: Tom Felten

Palavras chave:

  • Comunicação
  • Reconciliação
  • Conflito
  • Amizade
  • Palavras Gentis

Referência bíblica:

Provérbios 15:1-7Ler na bíblia online
Como você está se sentindo depois dessa leitura?
BíBLIA EM UM ANO

Use os botões abaixo para ler os textos de hoje do nosso programa de leitura da Bíblia em um ano.

Bíblia em um ano

Porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.

Lucas 1:4

Confira os últimos devocionais